Vinho Dão é um vinho Português, produzido na região do Dão, localizada no Centro norte de Portugal. Muitos afirmam que o Dão é a região abençoada de Portugal, onde são produzidos vinhos tintos e brancos bem aprimorados, tendo sido considerada, até mesmo, como a Borgonha de Portugal!

A região do Dão é uma das mais antigas regiões demarcadas de vinho de Portugal. Tem o título de região demarcada desde 1908 e, desde 1990 a região recebeu a qualificação de Denominação de Origem Controlada, o que contribui, muito, para aumentar e manter a boa qualidade dos vinhos.

A seguir, você encontra algumas dicas de vinhos do Dão, tanto tintos como brancos e, na sequência, discorremos um pouco sobre a história do desenvolvimento da viticultura nessa região, sobre suas características e apresentamos os vinhos que tiveram destaque em dois recentes concursos, “Os Melhores Vinhos do Dão” para a Revista de Vinhos e os “50 Grandes Vinhos de Portugal” para os Estados Unidos.

Sugestões de Vinho Dão

VinhoSafraTipoUvaNotaPreço (R$)Onde Comprar
Grão Vasco DãoNão informadaBrancoCorte não informadoVV 3.144Super Adega
Grão Vasco DãoNão informadaTintoCorte não informadoVV 3.144Super Adega
Dão Quinta do Ribeiro Santo2015BrancoMalvasia Fina, EncruzadoVV 3.584Vinhosite
Othon Dão Reserva2009TintoTouriga Nacional, Tinta Roriz e JaenVV 3.8180Americanas
Quinta da Ponte Pedrinha2012Branco SecoEncruzado, Cercela e MalvasiaVV 3.5101Mistral
Quinta do Perdigão Colheita 20082008TintoTouriga Nacional, Jaen, Tinta Roriz e Alfrocheiro PretoRP 89210Mistral
Doda, Quinta da Pellada2008TintoTouriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Tinto CãoVV 4.0594Mistral

Informações atualizadas em julho 2016.

História e principais características do Vinho Dão

A região é formada por planície, com encostas suavemente onduladas, cercada de montanhas que a protegem da influência climática do Oceano Atlântico. Além das montanhas, há também muitos pinheiros na região do Dão, pinheiros que escondem os vinhedos e os protegem de intempéries.

Pode-se dizer que seu clima é temperado, com invernos mais frios e chuvosos e os verões mais quentes e secos. Além disso, a região é composta por diversos microclimas, o que é muito importante para a qualidade dos vinhos de cada uma das subregiões.

Vinho Dão - Vinhedo com pinheiros

Fonte: rota dos vinhos

O grande desenvolvimento da viticultura ocorreu após o ataque da praga filoxera.

Em relação à forma de produção do vinho, originalmente os produtores da região entregavam suas uvas para as cooperativas que, por sua vez, entregavam o vinho produzido para médias e grandes empresas, que os colocavam em garrafas com suas marcas e as vendiam.

Depois da entrada de Portugal na Comunidade Europeia, em 1986 (atualmente, União Europeia), o cenário mudou um pouco, pois as grandes empresas compraram terras para cultivar sua própria uva e engarrafar vinhos próprios.

Ao mesmo tempo, as cooperativas modernizaram suas adegas e passaram a vender sua própria marca e, alguns pequenos produtores, decidiram comercializar seu próprio vinho. Ou seja, o cenário mudou bastante, e mudou para melhorar a qualidade do produto!

A mudança foi necessária, pois a vinicultura do Dão passou por momentos não tão fáceis. Muitos produtores tentaram imitar o estilo de vinhos de outras regiões portuguesas, o que não faz muito sentido, pois as características do vinho produzido no Dão são peculiares.

Exemplo disso é que, segundo especialistas, os vinhos do Dão são mais difíceis de beber nos primeiros anos do que vinhos de outras regiões. Isso porque esse vinho requer mais tempo de envelhecimento na garrafa antes de ser comercializado.

Ora, são particularidades regionais que dão autenticidade e identidade ao vinho dessa região e, o melhor que os produtores tem a fazer, e já tem feito, é aceitá-la…

Felizmente, muitos produtores já estão adequados a essas características e peculiaridades e a ideia de copiar o estilo do vinho de outras regiões está ficando para o passado!

Principais Variedades de Uvas

O Dão é o berço da Touriga Nacional, famosa uva de Portugal e uma das principais componentes do vinho do Porto. De tão marcante que é, os vinhos da região demarcada devem ter, segundo a regulamentação vigente, no mínimo, 20% de Touriga Nacional em sua composição.

Mas além da Touriga Nacional, que é a mais nobre, outras variedades são cultivadas, tanto tintas quanto brancas, como as listadas abaixo.

Vinho Dão - casta branca

As tintas

  • Alfrocheiro: segundo especialistas, essa variedade contribui para o equilíbrio entre a acidez e a doçura do vinho dão.
  • Aragones: também conhecida como Tinta Roriz, essa cepa confere potencial de guarda ao vinho (uma das principais características do vinho do Dão), além de dar equilíbrio entre corpo e a acidez.
  • Jaen: essa variedade é geralmente usada para trazer aromas para o vinho, pois tem um perfume intenso e, ao mesmo tempo, delicado.

As brancas

  • Encruzado: é a casta branca mais valorizada da região, que produz vinhos frescos e que, apesar disso, tem potencial para envelhecimento.
  • Malvasia fina: outra casta branca cultiva na região, de aromas simples.

 

lightbulb_outline

Harmonização: experimente tomar um vinho tinto do dão para acompanhar cogumelos cozidos e pato assado. Fica uma delícia!

 

 

Resultados de concursos recentes

Pensando em conhecer o paladar dos especialistas, tanto dos norte americanos quanto dos Portugueses, a seguir elencamos os vinhos que tiveram destaque nos recentes concursos que aconteceram.

Os 50 Grandes Vinhos de Portugal

“Os 50 Grandes Vinhos de Portugal” é um evento que foi idealizado pela ViniPortugal, Associação Interprofissional do Setor Vitivinícola de Portugal e gestora da marca Wines of Portugal, com o intuito de reforçar o conhecimento e notoriedade do vinho português junto aos consumidores norte americanos e aos líderes de opinião do setor.

A lista dos vinhos escolhidos em 2016 foi lançada no último dia 29 de março. A escolha foi feita por 3 relevantes Masters Sommeliers dos Estados Unidos, Dennis Kelly, Madeline Triffon e Peter Granoff (artigos em inglês), que selecionaram 50 vinhos americanos que melhor se adequam ao público norte americano.

E, dentre os 50 vinhos escolhidos, 8 são da região do Dão:

  • Barão de Vilar 2013 da Sociedade Agrícola Boas Quintas;
  • Casa de Santar Reserva 2012 da Global Wines;
  • Evidencia 2014 da GOANVI;
  • Casa da Passarella a Descoberta branco 2014 do Abrigo da Passarela;
  • Pedra Cancela com o Reserva branco 2014;
  • Touriga Nacional 2012 da Quinta do Escudial;
  • Quinta dos Roques com o seu Reserva 2011; e
  • Quinta da Ponte Pedrinha com o Reserva 2011.

 

Os Melhores Vinhos do Dão segundo a Revista de Vinhos

Vinho Dão - Revista Vinhos Melhores 2015A Revista de Vinhos é uma publicação mensal continua, que está no mercado há quase 20 anos, e atualmente é referencia no segmento de vinhos e gastronomia. O editorial da revista tem como foco as provas de vinhos, visitas a produtores e regiões vínicas de Portugal e outros países.

Dentre suas diversas publicações, estão listas com o Prêmio os Melhores do Ano, Guia de Vinhos e Guia de Boas Compras. E na lista do Prêmio dos Melhores do Ano de 2015, divulgada em fevereiro de 2016, diversos vinhos do Dão tiveram destaque! Confira:

Excelência tintos

  • Dão Quinta da Alameda, Reserva Especial, tinto, 2012 e
  • Dão Quinta da Pellada Primus, branco, 2013.

Grandes tintos

  • Dão António Madeira Vinhas Velhas, tinto, 2012;
  • Dão Cabriz 25 anos, tinto, 2011;
  • Dão Casa da Passarella O Fugitivo Vinhas Centenárias, tinto, 2012;
  • Dão Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador, tinto, 2009;
  • Dão Pape, tinto, 2011;
  • Dão Pedra Cancela Signatura, tinto, 2012;
  • Dão Quinta da Falorca Lagar, Reserva, tinto, 2010 e
  • Dão Ribeiro Santo Vinha da Neve, tinto, 2011.

Grandes Brancos

  • Dão Druida Encruzado, Reserva, branco, 2013;
  • Dão Quinta de Pinhanços Altitude, branco, 2011;
  • Dão Quinta dos Carvalhais Branco Especial, branco;
  • Dão Quinta dos Carvalhais, Encruzado, branco, 2014;
  • Dão Quinta dos Roques, Encruzado, branco, 2014;
  • Dão Ribeiro Santo Vinha da Neve, branco, 2014;
  • Dão Varanda da Serra, branco, 2014;
  • Dão Villa Oliveira, branco, 2012;
  • Dão Casa da Passarella O Fugitivo Garrafeira, branco, 2013 e
  • Dão Flor das Maias, branco, 2012.

 

Infelizmente, dos vinhos que tiveram destaque nos concursos mencionados acima, encontramos somente um em uma loja de vinhos portugueses que faz entrega no Brasil. De toda forma, é sempre bom saber quais vinhos foram destaque em concursos recentes, afinal vai que aparece uma viagem para Portugal? rs!

Neste caso, veja algumas opções de rotas sugeridas pela comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão!

 

Aproveite e conte-nos, nos comentários abaixo, sua experiência com o Vinho Dão!


Gostou de nosso conteúdo?

Assine Já!