Winer.com.br

Vinho Santa Helena: do mais popular ao menos conhecido

Vinho Santa Helena - Diversas Linhas

Prosseguindo a série sobre vinhos específicos – já falamos sobre o vinho Casillero del Diablo e sobre o Romanée-Conti), neste terceiro post falaremos sobre o Vinho Santa Helena, abordando a linha super conhecida e popular em nosso país – Santa Helena Reserva, e também os vinhos de outras linhas não tão conhecidas.

O vinho Santa Helena Reserva, produzido pela Vinícola Santa Helena, uma das grandes vinícolas chilenas, é muito popular no Brasil e pode ser encontrado em grandes redes de supermercado ou em lojas especializadas (veja abaixo).

A Vinícola foi fundada em 1942 e em 1994 foi adquirida pelo VSPT Wine Group, grupo composto pelas seguintes vinícolas: San Pedro, Tarapacá, Leyda, Santa Helena, Misiones de Rengo, Viña Mar e Casa Rivas no Chile, e por duas vinícolas argentinas, a La Celia e a Tamarí. Apesar da grande diversidade de marcas, o Grupo mantém a identidade de cada uma das vinícolas, que produzem o seu próprio vinho com as próprias características.

Atualmente a vinícola Santa Helena é uma das 10 maiores exportadoras do Chile e seus vinhos estão em mais de 45 países, nos 5 continentes. Os principais mercados são: Brasil, Finlândia, Japão, Coreia do Sul e Reino Unido.

Faz sentido, não? Afinal, encontramos os vinhos Santa Helena em praticamente todos os cantos do nosso país!

E apesar da grande maioria já conhecer esse vinho, nesse artigo pretendemos falar um pouco a respeito das diversas linhas de vinhos que a Santa Helena possui. Quem sabe você não encontra um vinho que ainda não conhece?

 

Linha Don

A Linha Don é composta por apenas um vinho, elaborado a partir de uma mistura das uvas Cabernet Sauvignon (predominante), Petit Verdot e Cabernet Franc, todas cultivadas no Valle de Colchagua.

O destaque especial vai para a safra de 2010, pois a temporada de 2009/2010 foi mais fresca do que normalmente é e com menos chuvas, o que possibilitou um crescimento equilibrado de todo o vinhedo. Os grãos cresceram menos, concentrando a fruta, o que tornou a cor do vinho mais intensa.

De acordo com informações da Vinícola, o envelhecimento desse vinho ocorre em barris de carvalho francês de primeiro (70%) e segundo uso (30%) pelo período de 15 meses.

No Brasil esse vinho pode ser encontrado na Imigrantes Bebidas ou grandes redes.

 

Notas de Guarda

A Linha Notas de Guarda é composta por apenas um vinho, feito a partir de uma mistura das uvas Carménère (predominante), Syrah, Petit Verdot e Malbec, cultivadas no Valle de Colchagua e no Aconcagua.

O envelhecimento ocorre em barris de carvalho francês de primeiro e segundo uso pelo período de 13 meses. É um vinho elegante, delicado, com taninos suaves e bem equilibrado.

No Brasil esse vinho pode ser encontrado na Imigrantes Bebidas ou em outras lojas especializadas.

 

100+ Parras Viejas

Assim como as linhas anteriores, a 100+ Parras Viejas também é composta por apenas um vinho, um varietal Cabernet Sauvignon. As uvas são cultivadas em um vinhedo antigo, plantado em 1910, de baixo rendimento, localizado no Valle de Colchagua.

O envelhecimento ocorre por 14 meses em barris de carvalho francês de primeiro e segundo uso.

No Brasil esse vinho pode ser encontrado na Mega Adega Kanguru ou em outras lojas especializadas.

 

Vernus

A Linha Vernus é composta por 7 tipos de vinhos, entre tintos e brancos. Os tintos são o Cabernet Sauvignon, um Blend, o Malbec, o Syrah e o Pinot Noir; os brancos são o Riesling Late Harvest e o Sauvignon Blanc.

 

Cabernet Sauvignon

O Santa Helena Vernus Cabernet Sauvignon é feito a partir de uvas cultivas no Valle de Colchagua e tem 10% de Syrah e 5% de Petit Verdot. A predominância é, portanto, de Cabernet Sauvignon. É um vinho de bom corpo, com taninos suaves.

Recomenda-se deixar descansar por 30 minutos depois de aberto (antes de ser bebido).

No Brasil esse vinho pode ser encontrado nas Lojas Americanas ou em outras grandes redes.

 

Blend

O próprio nome diz, o Santa Helena Vernus Blend é um vinho elaborado a partir de uma mistura de uvas – Cabernet Sauvignon, Syrah, Petit Verdot e Malbec, todas cultivadas na região do Valle de Colchagua.

O vinho é envelhecido em barril de carvalho francês de segundo uso, por 12 meses. Tem boa estrutura e, assim como o Cabernet Sauvignon, recomenda-se deixar o vinho descansando por 30 minutos antes de ser consumido.

No Brasil esse vinho pode ser encontrado nas Lojas Americanas ou em outras grandes redes.

 

Malbec

O Santa Helena Vernus Malbec é um vinho feito a partir da mistura das uvas Malbec, Syrah e Petit Verdot, cultivadas Valle de Colchagua e no Valle de Aconcagua. Apesar da mistura, a uva que predomina é a Malbec, que compõe 85% das uvas usadas na sua elaboração.

Esse vinho envelhece por 12 meses em barris de carvalho francês de segundo uso e tem bom corpo e acompanha muito bem pratos com carnes vermelhas.

No Brasil esse vinho pode ser encontrado na Todo Vino ou em outras lojas especializadas.

 

Syrah

O Santa Helena Vernus Syrah é um vinho elaborado com 95% de uva Syrah e 5% de Petit Verdot. As uvas são cultivadas no Valle de Aconcagua e no Valle do Maipo. Assim os demais vinhos da linha, envelhece 12 meses em barris de carvalho francês de segundo uso.

Vinho de corpo médio, boa acidez e muito agradável.

No Brasil esse vinho pode ser encontrado na Todo Vino ou em outras lojas especializadas.

 

Pinot Noir

O Santa Helena Vernus Pinot Noir é elaborado com 90 % de uva Pinot Noir, 5% de Cabernet Sauvignon e 5% de Syrah. As uvas são cultivadas no Valle de Casablanca e no Valle de Maipo.

Segundo a característica dos vinhos dessa linha, envelhece 12 meses em barris de carvalho francês de segundo uso. Como a maioria dos vinhos elaborados com a Pinot Noir, esse vinho tem corpo leve, taninos suaves e boa persistência.

No Brasil esse vinho pode ser encontrado na Todo Vino ou em outras lojas especializadas.

 

Riesling Late Harvest

O Santa Helena Vernus Late Harvest Riesling é um vinho branco com alto teor de açúcar, ideal para acompanhar chocolate amargo e outras sobremesas.

Elaborado com uvas cultivadas no Valle do Maule, é composto por 85% de uva Riesling, 12% de Semilion e 3% de Gewürztraminert.

No Brasil esse vinho pode ser encontrado na Todo Vino ou em outras lojas especializadas.

 

Sauvignon Blanc

O Santa Helena Vernus Sauvignon Blanc é um vinho branco elaborado com 100% de uva Sauvignon Blanc cultivada no Valle de Colchagua.

Vinho leve e refrescante, com pequena passagem por barris de carvalho, é ideal para acompanhar saladas, mariscos, ceviches e peixes.

No Brasil esse vinho pode ser encontrado na Todo Vino ou em outras lojas especializadas.

 

Selección del Directorio

A Linha Selection del Directorio é uma linha de vinhos gran reserva que, por muitos anos, foi de consumo exclusivo nos almoços da Diretoria da Vinícola e distribuído de maneira limitada entre diretores e altos executivos para que pudessem desfrutá-los com a família e amigos íntimos.

Atualmente essa linha, que não é mais exclusiva do alto escalão da Vinícola, é composta por 7 tipos de vinhos: o Cabernet Sauvignon, o Sauvignon Blanc, o Chardonnay, o Merlot, o Carménère, o Pinot Noir e o Shiraz.

Para saber informações a respeito de cada um deles, clique aqui e acesse o site oficial da vinícola.

Quer comprar? No Brasil os vinhos dessa linha podem ser encontrados nas Lojas Americanas, na Todo Vino ou em grandes redes de supermercado.

Reserva

Os vinhos da Linha Reserva são vinhos de ótima relação custo/benefício e os mais populares da Vinícola. A linha é composta por 5 tipos de vinhos: o Cabernet Sauvignon, o Merlot, o Sauvignon Blanc, o Chardonnay e o Carménère.

 

Cabernet Sauvignon

O vinho Santa Helena Reserva Cabernet Sauvignon é elaborado com 100% de uva Cabernet Sauvignon, cultivada no Valle de Colchagua. É um vinho suave e elegante, de corpo médio e com boa persistência no final.

De acordo com as informações do produtor, as uvas utilizadas na elaboração deste vinho são cultivadas em diversos vinhedos, cada um situado em áreas com condições climáticas distintas. A diversidade dos vinhedos contribui para que o vinho tenha distintos aromas e um ótimo equilíbrio ao vinho.

No Brasil esse vinho pode ser encontrado na Super Adega ou em outras lojas especializadas.

 

Merlot

O vinho Santa Helena Reserva Merlot é elaborado com 100% de uva Merlot, cultivada no Valle do Colchagua. Na boca, o vinho tem corpo médio, é bem estruturado e com persistência prolongada.

De acordo com o produtor, os vinhedos onde são cultivadas as uvas Merlot usadas na elaboração desse vinho estão situados em áreas com condições climáticas que asseguram a máxima expressão de aromas.

No Brasil esse vinho pode ser encontrado em grandes redes de supermercado.

 

Sauvignon Blanc

O Santa Helena Reserva Sauvignon Blanc é um vinho elaborado com 100% de uva Sauvignon Blanc cultivadas na região do Valle de Curicó.

As uvas são provenientes de vinhedos onde a temperatura é fresca até o fim do seu período de maturação, o que faz com que as uvas tenham grande expressão aromática.

É, portanto, um vinho aromático, com notas cítricas e acidez bem equilibrada.

No Brasil esse vinho pode ser encontrado na Todo Vino ou em outras lojas especializadas.

 

Chardonnay

O vinho Santa Helena Reserva Chardonnay é feito com 100% de uva Chardonnay cultivadas na região do Valle de Casablanca. Na boca, é um vinho elegante e com boa estrutura.

Os vinhedos têm localização privilegiada, pois estão próximos da Cordilheira dos Andes e tem influência do mar, o que faz com que a temperatura seja ideal para o desenvolvimento das uvas.

No Brasil esse vinho pode ser encontrado na Todo Vino ou em outras lojas especializadas.

 

Carménère

O Santa Helena Reserva Carménère é um vinho elaborado com 100% de uva Carménère cultivada no Valle do Colchagua. Esse vinho tem cor violeta puxada para o roxo, taninos suaves, corpo médio e boa persistência.

O clima mediterrâneo – temperatura que prevalece na região onde estão esses vinhedos – privilegiam as características naturais das uvas. Os vinhedos são cercados pela Cordilheira dos Andes e sofrem um pouco de influência marítima, o que faz com que as áreas dos vinhedos tenham temperaturas variadas, favorecendo o desenvolvimento dos diversos tipos de castas.

Este vinho pode ser encontrado nas Lojas Americanas, Super Adega ou em outras lojas especializadas.

 

Siglo de Oro

A Linha Siglo de Oro é composta por 5 tipos de vinhos: varietal Cabernet Sauvignon, varietal Merlot, varietal Sauvignon Blanc, varietal Chardonnay e varietal Carménère.  

São vinhos não tão elaborados, mas com bom custo benefício.

Quer comprar? No Brasil os vinhos dessa linha podem ser encontrados na Super Adega ou em grandes redes de supermercado.

 

Varietal

É a linha de entrada dos vinhos da Vinícola Santa Helena. Composta por vinhos jovens, balanceados e com frescor de frutas frescas.

No total, são 7 tipos de vinhos entre tintos, brancos e um rosé. Se quiser saber um pouco mais sobre cada um deles, acesse o site da Vinícola.

Quer comprar? No Brasil os vinhos dessa linha podem ser encontrados nas Lojas Americanas ou em grandes redes de supermercado.

Informações atualizadas em fevereiro de 2017. 

E você, é fã dos vinhos Santa Helena? Conte-nos mais nos comentários abaixo.

 


Gostou de nosso conteúdo?

Assine Já!

Sair da versão mobile