Caso queira ir direito para as nossas sugestões, clique aqui.
O vinho tinto, como o próprio nome diz, tem cor escura, variando do vermelho mais escuro, quase preto, até o vermelho claro, dependendo do tipo de uva e do método de produção.
Apesar do nosso país ter clima predominantemente quente, nas últimas décadas o consumo do vinho tinto aumentou consideravelmente e o mercado consumidor não para de crescer. Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin, mesmo durante o período de recessão econômica que estamos passando, no primeiro semestre de 2015 o consumo de vinho tinto aumentou em 4,9%.
A seguir, explicaremos um pouco a respeito da origem, do método de produção e dos benefícios do vinho tinto. Depois, destacaremos as principais uvas tintas utilizadas na sua produção e, como de praxe, ao final daremos algumas sugestões de vinhos tintos. Mas antes, uma dica especial!
lightbulb_outline | Dica Especial Winer
Bodegas Ramirez Rioja Reserva Tempranillo 2010País / Região: Espanha, Rioja |
---|
A origem do vinho tinto
Segundo pesquisadores, as primeiras vinhas surgiram há aproximadamente 7 mil anos. Para os historiadores, a antiguidade do vinho deve-se às características da uva, fruta doce com tendência natural à fermentação, o que fez com que, provavelmente, o homem tenha descoberto o vinho por acaso.
A incorporação dessa bebida à cultura ocidental, por sua vez, ocorreu especialmente em razão da grande importância que os gregos e os romanos davam a essa bebida.
A Igreja também contribuiu para a melhoria do vinho tinto, pois após a queda do Império Romano foi a ela que conservou os vinhedos. Os monges passaram a distinguir as melhores cepas e a melhorar a forma de cuidar das videiras e de produzir o vinho. No século XIV o comércio do vinho já era intenso, mas somente no século XVII teve início a era do vinho fino, mais parecido com o vinho que bebemos nos dias de hoje.
Ficou interessado em saber sobre a história do vinho? Confira nosso artigo!
Os benefícios do vinho tinto
Atualmente, muito se fala a respeito dos benefícios do consumo moderado do vinho tinto – prevenção do câncer, redução do colesterol ruim, prevenção a formação de coágulos e, até mesmo, que o consumo dessa bebida ajudaria a combater a obesidade.
De acordo com artigo publicado no site da BBC, “Mito ou realidade: vinho tinto faz bem à saúde?”, cientistas concordam que o consumo moderado de vinho tinto pode reduzir o colesterol ruim, mas não há consenso sobre qual composto dessa bebida seria o responsável por tais benefícios.
Para Roger Corder, autor do livro The Red Wine Diet (A Dieta do Vinho Tinto), os compostos de procianidina, aliados aos taninos, são os responsáveis pelos efeitos benéficos do vinho tinto. Outros cientistas, por sua vez, defendem que o responsável por tais efeitos seria o resveratrol, composto encontrado na casca da uva.
Em relação aos outros supostos benefícios, como a prevenção do câncer ou o auxílio no combate à obesidade, os cientistas ainda não entraram em consenso.
Independentemente dos benefícios, o importante é sempre beber, seja o vinho tinto ou qualquer outra bebida, com moderação.
Método de produção do vinho tinto
Depois de colhidas e selecionadas, as uvas são levadas para o local onde a produção terá início. A higienização dos cachos com água de boa qualidade é muito importante, pois a terra aumenta o teor de ferro no vinho, comprometendo a fermentação alcoólica e a qualidade do produto.
Na sequencia, as uvas passam para a desengaçadeira-esmagadeira para a separação dos cachos e posterior esmagamento da uva, para romper a película da baga (casca) e liberar o mosto (suco) da polpa. O esmagamento faz com que as células de leveduras presentes na película se espalhem, provocando a aeração e multiplicação, o que contribuiu para o processo de fermentação alcoólica.
Posteriormente, o mosto é levado, com auxílio de bombas, para o recipiente onde ocorrerá a fermentação alcoólica e a maceração. A maceração é o período (curto, em torno de 6 dias) em que a película e a semente da uva permanecem em contato com o mosto. Depois desse período, o líquido é transferido para outro recipiente e a parte sólida permanece no recipiente original (como uma filtragem).
Concluída a fermentação alcoólica, tem início a fermentação malolática, que reduz a acidez total do vinho e, finda esta, o processo de vinificação está completo e o vinho já adquiriu estabilidade. Antes de engarrafado, o vinho tinto passa por mais uma filtragem e então pode ser engarrafado ou colocado em barris de carvalho para amadurecimento e envelhecimento.
Depois de engarrafado, o consumo do vinho pode ser imediato ou não, dependendo do tipo: alguns podem e devem ser consumidos imediatamente, como os famosos Beaujolais Nouveau, mas outros exigem um período de envelhecimento na garrafa, como os vinhos de Bordeaux, por exemplo.
Se você ficou interessado no método de produção do vinho tinto e quer saber mais detalhes, não deixe de conferir as informações a respeito de todo o processo de produção do vinho tinto no site da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Confira, também, o vídeo da Jéssica Marinzeck, Somelière do Canal do Vinho, sobre a produção do vinho tinto.
As principais uvas utilizadas na produção de vinho tinto
Inúmeros são os tipos de uvas utilizadas para a produção de vinhos tintos. Conhecer um pouco a respeito de cada tipo de uva é importante não só a título de conhecimento geral, mas também para saber um pouco do que esperar de cada tipo de vinho.
Não pretendemos explicar tudo a respeito de todas as uvas, mas apenas dar uma pequena noção a respeito das principais e mais conhecidas cepas tintas.
Cabernet Franc
Essa uva tem grande importância na produção dos vinhos franceses, especialmente dos vinhos da região de St. Emilion e dos vinhos produzidos no vale do Loire. Na região de St. Emilion essa uva é misturada com outras (assemblage / corte), ao passo que no Loire os vinhos são 100% cabernet franc. Os vinhos feitos com essa uva costumam ser de corpo médio, ou seja, nem muito encorpados e nem leves.
Cabernet Sauvignon
Mundialmente conhecida e atualmente plantada em todas as regiões vitivinícolas do mundo, é considerada a “rainha dos vinhos tintos”. Sua origem é a região de Bordeaux, na França, e é com a ela que são produzidos aos vinhos mais caros e famosos do mundo – os tintos de Bordeaux. A Califórnia também se destaca pelos vinhos feitos com a cabernet sauvignon, vinhos estes que seguem o mesmo método de produção dos vinhos de Bordeaux. Os vinhos tintos de cabernet sauvignon costumam ser encorpados, de cor intensa e, geralmente, passam por longo período de envelhecimento.
Carmènére
Apesar de ser originária da França, essa uva está quase extinta nesse país. Atualmente é a uva emblemática do Chile, onde adaptou-se muito bem. Os vinhos tintos feito com a uva carmènére são, via de regra, encorpados e muito frutados.
Gamay
É a uva do famoso vinho Beaujolais, da região de Borgonha. Os vinhos com esse tipo de cepa são leves e frutados. O Beujolais Noveau, como o próprio novo diz, deve ser consumido quando ainda jovem. Se quiser saber mais a respeito dos vinhos Beaujoalis, confira o artigo “Beaujolais não é só o novo”, da Revista Adega.
Grenache
Uva originária da região de Côte du Rhône, na França. Atualmente é muito cultivada na Espanha, onde é chamada de Garnacha, na Califórnia (Estados Unidos) e na Austrália. Dificilmente é utilizada sozinha na produção de vinhos.
Malbec
Apesar de ter origem francesa, foi na Argentina que melhor se desenvolveu. De tão emblemática, é considerada como a uva Argentina por excelência. O vinho tinto malbec é encorpado, de cor intensa e acompanha muito bem carnes vermelhas. Para saber a respeito do vinho tinto malbec argentino, clique aqui e leia nosso artigo “Vinho Malbec: entendo porque os Malbecs Argentinos são especiais”.
Merlot
Muito parecida com a cabernet sauvignon, dela se distinguindo somente pode ser mais suave, fazendo com o que o vinho seja de corpo médio, encorpado e suave ao mesmo tempo. Assim como a cabernet sauvignon, a merlot é plantada na região de Bordeaux, mas também está espalhada pelo mundo todo.
Pinot Noir
Uva tinta muito delicada e sensível às condições climáticas. Com a pinot noir são feitos os famosos vinhos tintos da Borgonha, leves, refrescantes e de cor vermelho bem clara, como o Romanée-Conti, o mais famoso dos vinhos da borgonha. Essa uva também é muito usada na produção de champagne e de vinhos rosés.
Pinotage
A uva tinta pinotage é nativa da África do Sul e com ela são produzidos vinhos de excelente qualidade. Surgiu do cruzamento entre a Pinot Noir e a Cinsault, feito pelo super estudioso Abraham Izak Perold, químico e vitivicultor, que também introduziu 177 diferentes variedades de uvas na África do Sul. O vinho tinto feito com pinotage é forte, intenso e muito especial.
Sangiovese
É uva nativa da Itália, da região da Toscana. Com essa uva que são produzidos os famosos Chianti e Brunellos. Dependendo de como usada, pode gerar vinhos leves ou mais encorpados.
Shiraz
Atualmente a shiraz é plantada em todo sul da França, de Rhône ao Languedoc. Por se desenvolver muito bem em clima quente, tornou-se a uva emblemática da Austrália, onde adaptou-se muito bem. A África do Sul também se destaca pela produção de excelentes vinhos tintos com essa uva, especialmente os produzidos na região de Constantia, Stellenbosch, Swartland e Paarl. Na Austrália, o famoso vinho tinto Penfolds é produzido com essa cepa.
Tannat
É a uva emblemática do Uruguai. Produz vinhos encorpados, com muitos taninos.
Touriga Nacional
Uva escura, nativa de Portugal e atualmente considerada a melhor uva desse país. Apesar de ser cultivada em distintas regiões de Portugal, e em cada uma delas produzir vinhos incríveis, é na região do Douro que tem o maior prestígio.
Tempranillo
Uva símbolo da Espanha e principal cepa das regiões de Rioja e Ribera Del Duero. Ao norte de Portugal, recebe o nome de Tinta Roriz e ao Sul, na região do Alentejo, de Aragonês. Seu nome repercute o seu amadurecimento precoce (temprano = prematura) – amadurece antes das demais uvas tintas.
Sugestões de vinho tinto
Cabernet Franc
Vignoble Cogné Cabernet Franc 2013
País / Região: França, Loire
Produtor: Cogne
Uva: Cabernet Franc
Nota: VV 3.2
Preço: R$ 93
Onde comprar: Vinhosite
Subilaux Jean Luc Thunevin 2007
País / Região: França, Saint-Emilion
Produtor: Jean Luc Thunevin
Uva: Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc
Nota: VV 3.5
Preço: R$ 99
Onde comprar: Bacco’s
Cabernet Sauvignon
Wente Cabernet Sauvignon Charles Wetmore 2012
País / Região: Estados Unidos, Livermore Valley, Califórnia
Produtor: Wente Winery
Uva: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot
Nota:VV 3.7
Preço: R$ 165
Onde comprar: Vinhosite
Château Malbat Optimus Bordeaux Rouge 2013
País / Região: França, Bordeaux
Produtor: Château Malbat
Uva: Merlot e Cabernet Sauvignon
Nota:VV 3.5
Preço: R$ 91
Onde comprar: Vinhosite
Carmènére
Tabalí Reserva Carmènére 2011
País / Região: Chile, Valle del Cachapoal
Produtor: Viña Tabalí
Uva: Carmènére
Nota: VV 3.5
Preço: R$ 90
Onde comprar: World Wine
Gamay
Beaujolais Villages Classic Bel Air 2014
País / Região: França, Beaujolais
Produtor: Vignerons de Bel Air
Uva: Gamay
Nota:VV 3.5
Preço: R$ 82
Onde comprar: Vinhosite
Grenache
Campo Castillo Reserva 2012
País / Região: Espanha, Aragón
Produtor: Campo Castillo
Uva: Garnacha, Cabernet Sauvignon e Tempranillo
Nota:VV 3.6
Preço: R$ 118
Onde comprar: Vinhosite
Dentelles de Camille AOC Rouge
País / Região: França, Rhône
Produtor: Dentelles de Camille
Uva: Syrah e Grenache
Nota:VV 3.7
Preço: R$ 155
Onde comprar: Vinhosite
Malbec
Finca El Origen Gran Reserva Malbec 2014
País / Região: Argentina, Mendoza
Produtor: Finca El Origen
Uva: Malbec
Nota: VV 4.0
Preço: R$ 161
Onde comprar: Vinhosite
Neuquen Malma Reserva Malbec 2010
País / Região: Argentina, Patagônia
Produtor: NQN
Uva: Malbec
Nota:VV 3.5
Preço: R$ 91
Onde comprar: Vinhosite
Merlot
Dalbosco Reserva Ensamblaje Limari 2012
País / Região: Chile, Valle de Limari
Produtor: Dalbosco
Uva: Merlot, Carménère e Syrah
Nota: VV 3.7
Preço: R$ 78
Onde comprar: Vinhosite
Pinot Noir
Casa Silva Reserva Pinot Noir 2014
País / Região: Chile, Vale de Colchagua
Produtor: Casa Silva
Uva: Pinot Noir
Nota: VV 3.7
Preço: R$ 98
Onde comprar: Vinhosite
Bourgogne Rouge Domaine Gille 2011
País / Região: França, Borgonha
Produtor: Domaine Gille
Uva: Pinot Noir
Nota:VV 3.5
Preço: R$ 159
Onde comprar: Vinhosite
Morandé Gran Reserva Pinot Noir 2010
País / Região: Chile, Vale de Casablanca
Produtor: Morandé
Uva: Pinot Noir
Nota: RP 89
Preço: R$ 152
Onde comprar: Grand Cru
Pinotage
The Owl Post Pinotage 2013
País / Região: África do Sul, Stellenbosch
Produtor: Neethlingshof Wine Estate
Uva: Pinotage
Nota: VV 3.8
Preço: R$ 139
Onde comprar: Wine
Sangiovese
Rosso Piceno Superiore de Angelis DOC 2012
País / Região: Itália, Marche
Produtor: Tenuta de Angelis
Uva: Sangiovese
Nota:VV 3.5
Preço: R$ 92
Onde comprar: Vinhosite
Gabbiano Chianti Clássico Reserva DOCG 2009
País / Região: Itália, Chianti
Produtor: Castello di Gabbiano
Uva: Sangiovese
Nota:VV 3.7
Preço: R$ 301
Onde comprar: Todo Vino
Chianti Superiore DOCG 2009
País / Região: Itália, Toscana
Produtor: Poggiotondo
Uva: Sangiovese (90%) e Merlot (10%)
Nota:WS 90
Preço: R$ 173
Onde comprar: World Wine
Shiraz
Torreón de Paredes Reserva Privada Syrah 2012
País / Região: Chile, Valle do Cachapoal
Produtor: Torreónde Paredes
Uva: Syrah
Nota:VV 4.0
Preço: R$ 133
Onde comprar: Vinhosite
Koonunga Hill Syrah Cabernet 2010
País / Região: Austrália, Sul da Austrália.
Produtor: Penfolds Wines Winery
Uva: Syrah e Cabernet Sauvignon
Nota: VV 3.4
Preço: R$ 120
Onde comprar: Bacco’s
Neethlingshof Estate Shiraz 2012
País / Região: África do Sul, Stellenbosch
Produtor: Neethlingshof Wine Estate
Uva: Shiraz
Nota:VV 3.4
Preço: R$ 94
Onde comprar: Wine
Tannat
Bouza Tannat 2014
País / Região: Uruguai, Montevideo
Produtor: Bouza Botega Boutique
Uva: Tannat
Nota:VV 3.7
Preço: R$ 115
Onde comprar: Decanter
Touriga Nacional
Casa Santos Lima Touriga Nacional Reserva 2011
País / Região: Portugal, Lisboa
Produtor: Casa Santos Lima
Uva: Touriga Nacional
Nota: VV 3.5
Preço: R$ 118
Onde comprar: Vinhosite
Quinta da Fronteira Grande Escolha DOC 2011
País / Região: Portugal, Douro
Produtor: Quinta da Fronteira
Uva: Touriga Nacional e Touriga Franca
Nota: WE 92 RP 91
Preço: R$ 194
Onde comprar: Wine
Tempranillo
Vega Sindoa Tempranillo 2014
País / Região: Espanha, Navarra
Produtor: Bodegas Nekeas
Uva: Tempranillo
Nota: VV 3.2
Preço: R$ 75
Onde comprar: Vinhosite
Informações atualizadas em julho de 2016.
Esperamos que goste de nossas sugestões! E se quiser receber informações sobre o delicioso mundo do vinho, assine nossa lista!